NATUREZA

POLO BELÉM


O Polo Belém e área insular é composto por 39 ilhas com destaque para as ilhas de: Mosqueiro, Cotijuba, Combu e Caratateua (Outeiro), exibindo paisagens exuberantes e inspiradoras. A natureza verde de Belém ainda pode ser vista no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves e no Museu Paraense Emílio Goeldi.

MANGAL DAS GARÇAS | BOSQUE RODRIGUES ALVES | MUSEU EMÍLIO GOELDI | PASSEIOS FLUVIAIS | PARQUE DO UTINGA

MANGAL DAS GARÇAS

O Mangal das Garças vai encantar você! Banhado pelo Rio Guamá, esse belíssimo projeto é um dos pontos turísticos mais visitados de Belém. Sua concepção arquitetônica reproduz os ecossistemas de matas, de várzeas e de terra firme, características do Estado do Pará.

BOSQUE RODRIGUES ALVES

Criado nos tempos áureos da borracha, o Bosque foi inspirado no "Bois de Boulogne" de Paris. O espaço que possui 15 hectares, abriga a flora nativa amazônica, e é uma ótima opção para se divertir em meio as suas trilhas, grutas, aquários, lago com passeio de canoas.

MUSEU EMÍLIO GOELDI

Referência nacional e internacional por expor a fauna, flora e os estudos do Homem Amazônico, o museu "Emílio Goeldi" contempla um espaço zoobotânico ideal para passeios tranquilos com a família, onde entrarão em contato com a natureza.

PASSEIOS FLUVIAIS

Em se tratando de uma cidade cercada por rios, as embarcações fazem parte do cotidiano do povo, que as utilizam tanto para o transporte de cargas como para inesquecíveis passeios de barcos, percorrendo furos e igarapés proporcionando experiências únicas no ambiente ribeirinho.

PARQUE DO UTINGA

O Parque é uma unidade de conservação que está localizada entre as cidades de Belém e Ananindeua - um verdadeiro refúgio da natureza em área urbana. Com mais de mil hectares, o local foi criado para proteger mananciais e preservar a fauna e flora da região, além de oferecer diversas atividades de lazer e recreação à população. É possível fazer trilhas guiadas, passear de bicicleta, skate e patins ou simplesmente relaxar.


Polo Tapajós

O Polo Tapajós encanta os visitantes com belas paisagens de cachoeiras, rios, lagos, serras e florestas, com destaque para as praias que surgem somente quando baixa o nível das águas dos rios, formando longas faixas de areias com praias fluviais exóticas onde pode-se apreciar o encontro entre as águas barrentas do rio Amazonas com as águas esverdeadas do rio Tapajós.

FLONA | MIRANTE DO TAPAJÓS

FLONA

A Floresta Nacional do Tapajós preserva espécies da fauna e flora da região, além de exibir belas cachoeiras e o próprio rio tapajós, com suas águas cristalinas e areia branca, o que o torna o local perfeito para atividades recreativas, como a Jungle Marathon, a maior maratona na selva.

MIRANTE DO TAPAJÓS

Com 13 metros de altura, o mirante foi estrategicamente construído para possibilitar maior visibilidade de um dos mais belos espetáculos da natureza na região amazônica - o Encontro das Águas, onde as águas turvas do rio Amazonas e as águas verde-azuladas do rio Tapajós se encontram, sem se misturar.


MARAJÓ

O maior arquipélago fluviomarinho do mundo é também um santuário ecológico. A paisagem é marcada pelos campos alagados, mangues, praias com águas salobras, rios, igarapés, onde pode-se apreciar a belíssima revoada de guarás, durante os passeios fluviais.

FAZENDAS MARAJOARAS | RIO PARACAUARI

FAZENDAS MARAJOARAS

Passeios a cavalo, montaria em búfalos, passeios de canoa, trilhas, acompanhamento das atividades da fazenda, pescaria de piranha, observação da fauna e flora, além de se deleitar com a exótica e saborosa comida típica da fazenda como o queijo de búfala, doces de frutas típicas da Amazônia, carne de búfalo junto com sucos de saborosas frutas tropicais.

RIO PARACAURY

O rio Paracauary separa os dois importantes municípios turísticos do arquipélago do Marajó, Soure e Salvaterra. Na paisagem, o verde característico da região mescla os diferentes tons do manguezal e o intenso da floresta, a fauna é o principal destaque no passeio, especialmente os pássaros.


AMAZÔNIA ATLÂNTICA

A abundante presença das águas no Pará é responsável pela formação de belíssimos recantos naturais, bastante procurada devido aos seus inúmeros atrativos como praias, mangues, campos, ilhas, reservas ecológicas, além de locais para pesca esportiva.

HOTEL FAZENDA VITÓRIA | ILHA E PRAIA DA ROMANA

HOTEL FAZENDA VITÓRIA

O casarão colonial se destaca pela imponente arquitetura, mas a paisagem é simplesmente deslumbrante. Sentar à beira do lago e observar a revoada dos pássaros, a travessia dos búfalos dentro d’água, degustar aquela comidinha caseira ou ainda acompanhar as brincadeiras das crianças com os animais da fazenda, além de praticar algumas atividades como a cavalgada, caiaque e muito mais é uma experiência única.

ILHA E PRAIA DA ROMANA

São quase 2 horas de viagem feitas em pequenos barcos com saída do porto Mãe Grande até a ilha e praia da Romana, mas o cenário, quase inexplorado, indica que o local está bem preservado. É comum encontrar aventureiros acampados nas areias curtindo a natureza e saboreando um belo peixe na brasa preparado na hora.


O Xingu

O Xingu encanta por sua diversidade de flora e fauna. O relevo acidentado cria paisagens de belezas inigualáveis, cachoeiras, corredeiras e lagos com águas claras oferecem ao visitante um ótimo ambiente de calma, reencontro com a natureza e lazer nas praias de água doce. Com cenários intocados pelo homem, rios sinuosos e selva fechada, o Xingu oferece um excelente ambiente para aqueles que gostam de se aventurar e querem um contato maior com a natureza.

NATUREZA EM ALTAMIRA

Os Balneários de Altamira são uma ótima opção para os finais de semana, propiciam lazer em contato com a natureza com sua fauna e flora tipicamente amazônica, lagos propícios para a prática de esportes náuticos, e a deliciosa culinária típica da região.


O Polo Araguaia

O Polo Araguaia Tocantins possui uma identidade forte, que se faz presente na gastronomia, nas manifestações populares e religiosas, incorporadas dos índios, negros e portugueses, além do rico patrimônio histórico e arquitetônico, observados em monumentos e praças. A cultura dos rodeios, cavalgadas e feiras agropecuárias também podem ser vistas nesse Polo

SAMAÚMA | FLONA DE CARAJÁS | PARQUE ZOOBOTÂNICO VALE | USINA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ | APA - LAGO DE TUCURUI

SAMAÚMA PARK HOTEL

Reserva particular de propriedade do hotel Samaúma, apresentando uma área de 62.000,00 m², localizada na praia do Caripi. O local oferece aos visitantes a oportunidade de observação de fauna e flora, tendo como destaque a casa da árvore, uma das principais atrações do local.

FLONA DE CARAJÁS

A Floresta Nacional de Carajás é uma das principais atrações de Parauapebas. Isso se deve ao fato de que no local está instalado o maior projeto de mineração do Brasil, onde são extraídas toneladas de ferro, ouro, manganês, granito e cobre. Representando mais de 1,2 milhões de hectares da floresta amazônica protegida, essa região abriga a aldeia indígena Xikrin do Kateté, além de cavernas, cachoeiras e lagoas, sendo possível realizar atividades como trilhas, rapel, observação de pássaros e banho em piscina natural de água termal.

PARQUE ZOOBOTÂNICO VALE

Com área de 30 hectares, o parque fica dentro da Floresta Nacional dos Carajás, no sudeste do Pará e tem como objetivo a preservação da fauna e flora da região amazônica, mantendo programas de reprodução, em cativeiro, de espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e a ararajuba. Há 30 anos em funcionamento, o parque zoobotânico desenvolve ações de pesquisa com profissionais de botânica e de educação ambiental junto à comunidade. A visitação ao parque deve ser agendada previamente.

USINA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ - UHE

A mais genuína de todas as hidrelétricas brasileiras, a usina de Tucuruí, desafiou a engenharia e o meio ambiente da Amazônia. Essa gigantesca obra é considerada pioneira no aproveitamento do potencial energético da região, além de ser a quinta maior do planeta e a segunda maior do Brasil. O ousado empreendimento possibilitou o desenvolvimento da região amazônica utilizando a força do rio Tocantins

APA - LAGO DE TUCURUI

Com a barragem da hidroelétrica de Tucuruí, formou-se um imenso lago artificial e com ele um novo ecossistema, propício para a Pesca Esportiva. Inúmeras ilhas ponteiam a paisagem do lago onde existe uma enorme variedade de peixes. Por se tratar de uma área de proteção ambiental é preciso levar em conta todas as leis vigentes para a realização da pesca responsável e sustentável.


PENSOU em PARÁ, PENSOU NO ZARPAR.